sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Deseja se inscrever
Faça login ou inscreva-se agora!
Nas últimas semanas, um assunto que não sai de pauta, independentemente do veículo de comunicação, é a Gripe Suína, a Influenza A (H1N1) ou a Gripe A. Todos sentem medo, mas ninguém sabe o seu real...Nas últimas semanas, um assunto que não sai de pauta, independentemente do veículo de comunicação, é a Gripe Suína, a Influenza A (H1N1) ou a Gripe A. Todos sentem medo, mas ninguém sabe o seu real perigo.
É a partir desse sentimento que três professores de pós-graduação em Epidemiologia, Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Lanús, na Argentina, publicaram no último dia 11 um artigo intitulado Gripe A: Paranóia, Conspiração ou Pandemia? analisando este fenômeno a partir da economia, da epidemiologia e de seu impacto na sociedade. Além disso, destacam a abordagem dada pela mídia e também outras pandemias que ocorrem em todo o mundo matando milhões e milhões de pessoas, porém continuam em silêncio, dentre elas a tuberculose, doença de Chagas, leishmaniose, acidentes de carro, homicídios, dependência de drogas, fome, sede, etc, etc, etc. Para estes docentes, desde o surgimento da gripe suína (que desbancou a gripe aviária e chegou a mudar de nome por pressões econômicas), passando pela sensação de catástrofe, pela desinformação, pelo autocuidado, pela automedicação e até pelo isolamento social, é possível que a gripe suína passe também por uma última fase de esquecimento e saída da agenda midiática.
Pois esse é exatamente o que denuncia o recente documentário publicado na Internet batizado de Operação Pandemia, do também argentino Julián Alterini, que tenta responder a pergunta: O que se esconde por trás da gripe suína? A versão em espanhol já alcançou quase meio milhão de acessos em poucos dias. Este vídeo, agora legendado, ajuda a corroborar o que parecia ser apenas uma hipótese no artigo dos epidemiologistas argentinos citado acima. Toque o play! (fonte YouTube)
É uma boa hora para refletir, aumentar nosso senso crítico. Alguma coisa está acontecendo por trás disso tudo, a informação é manipulada, os médicos não dizem nada com nada, subjetiva, nunca foi concreta! cabe você (todos nós) interpretar e buscar outros meios informação, outros caminhos pois não existe uma só verdade, nem verdade absoluta. Reflita.
Uma boa tarde, muita luz e até mais!
Hud
Marcadores: Acredite se quiser
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário